YOLANDA TRABALHANDO COM PROJETOS
A Escola Estadual Professora Yolanda Martins
(EEPYM),
tem sua prática educacional baseada na pedagogia de projetos, o que proporciona
aos educandos uma formação comprometida com valores humanísticos, através de
ações organizadas, favorecemos a construção de uma aprendizagem significativa.
Os projetos trabalhados a cada ano apresentam temas pertinentes às demandas do
mundo atual e refletem uma concepção de conhecimento comprometida com a
produção coletiva, na qual a experiência vivida e a produção cultural se
entrelaçam, dando significado às aprendizagens construídas. Cada núcleo da
escola trabalha com um subtema específico interligado ao tema central. Os
trabalhos consolidados se baseiam na interdisciplinaridade, abrindo o olhar
para um mundo mais humano.
1. BIBLIOTECA VIVA: PLANTANDO LEITURA,
COLHENDO CIDADÃOS.
O projeto Biblioteca Ativa,
pelo próprio nome, tem o propósito de ativar a biblioteca, bem como cativar sua
clientela, de forma natural, através da dinamização de seu ambiente. Compõe-se
de vários subprojetos de natureza diversificada, com propósito pedagógico de
desenvolvimento de ações específicas, direcionadas a um público alvo, que
cativado, atraído para este ambiente dinâmico, passa a ver e a interagir com um
mundo de informação de forma crítica e ativa. A partir de ações aparentemente
isoladas, com características próprias, mas sinérgicas para o desempenho da
função de nossa biblioteca no contexto escolar, buscamos atingir este
propósito.
2. PROJETO LEITURA & INTERPRETAÇÃO EM
AÇÃO YOLANDA/2016
O Projeto em questão com
objetivo de oferecer aos professores que atuam neste projeto um suporte para
auxiliá-los na sua tarefa cotidiana na sala de aula. Este projeto explicita os
conteúdos básicos que os alunos devem aprender no período de escolaridade e
configura-se como uma proposta flexível a ser enriquecida com o indispensável
saber do professor.
O mesmo se encontra
dividido por área de conhecimento e ano de escolaridade e sintetiza as
habilidades e competências indispensáveis de serem construídos pelos alunos
para conclusão do Ensino Fundamental, Médio e continuidade de seus estudos,
considerando os anos de distorção idade/ano de escolaridade e a necessidade de
acelerar a aprendizagem para recuperar o tempo perdido.
O tratamento por
áreas e por conteúdos define o corpo dos conhecimentos e o objeto da
aprendizagem, favorecendo aos alunos a construção de representações sobre o que
estudam e permitindo que os professores possam se situar dentro de um conjunto
definido de conteúdos que pretendam que os alunos aprendam.
Em sua
operacionalização devem-se propiciar oportunidades de integração entre as
disciplinas relacionando o conhecimento de modo significativo e
contextualizado, tendo–se em vista a adequação às peculiaridades e
considerando-se tanto as características sociais, culturais e econômicas, como
também a formação de valores e atitudes.
Essa iniciativa busca
superar algumas dificuldades detectadas nas avaliações e retrata o interesse em
desenvolver uma educação que busque sanar as lacunas da aprendizagem e melhorar
o desempenho dos alunos que apresentam distorção idade/ano de escolaridade.
Portanto, este não é um projeto fechado já que deverá ser complementado e
enriquecido com a experiência dos educadores.
A
adaptação em novo ambiente escolar é um processo de extrema necessidade para os
alunos, assim como integrar-se a um mundo novo, cheio de novidades, com um
professor para cada matéria, novos colegas, horário de aulas, etc.
O conhecimento é construído a partir da ação do indivíduo no meio físico e social e da sua interação com o objeto de conhecimento, portanto, a linguagem oral é de fundamental importância nesse processo.
Este projeto visa também, propiciar o uso concreto da linguagem oral, promovendo situações em que os alunos sejam levados a usar, de fato, a sua fala, adaptando o seu discurso à situação apresentada, ou seja, desinibir o aluno, não deixando de valorizar os seus conhecimentos prévios, proporcionando-lhes uma troca enriquecedora de experiências.
Dessa forma, estaremos trabalhando também os valores de cidadania, incutindo nos alunos o respeito pelo outro, pelas diferenças socioculturais.
Estimular
a ler passa também pela ação de despertar o gosto pela leitura que proporciona
acesso ao conhecimento produzido ou em produção.
O
aluno, antes de qualquer coisa, deverá estar convencido das vantagens de saber
ler e poder ler. Assim, este projeto visa construir uma representação positiva
da leitura e dos poderes que ela confere ao cidadão. Ele é subdividido em -
Projeto/ Jornal;
-
Projeto na Ponta da Língua;
-
Projeto/Tiragens;
- Inserção digital dos alunos
– Cursos (online) diversificados oferecidos pelo MEC: www.inclusaodigital.mg.gov.br;
E é específico para todo
o Ensino básico da E.E.P.Y.M.
3.
Descentralizando o Acesso
O Descentralizando o Acesso é um
projeto educativo do Instituto Inhotim, que oferece ao educador da rede pública
um contato abrangente com a arte. Por meio de encontros de formação, visitas
com alunos e atividades dentro e fora do Inhotim, educadores e estudantes se
tornam protagonistas na realização de práticas educativas em sala de aula.
4.
PROJETO: YOLANDA MARTINS NAS OLIMPÍADAS
Tema capaz de gerar dezenas
de oportunidades para darmos aulas mais atraentes, proporcionando assim uma
maior participação do aluno.
A prática esportiva é
estimulante e uma ótima terapia. Portanto, cabe a todo corpo docente,
direcionar nossos discentes a uma prática desportiva que venha a favorecer uma
melhoria na qualidade de vida, bem como despertar interesses pelo conhecimento
de outras culturas, países e nações. O espírito olímpico deve permear e invadir
as mentes e corações dos nossos alunos, tornando-os mais sensíveis às diferenças
culturais, bem como os tornando mais solidários e fraternos.
5. PROJETOS MOMENTOS CÍVICOS_YOLANDA
MARTINS 2016
MOMENTOS CÍVICOS E HISTÓRICOS (TODOS CELEBRATIVOS):
Acontecem
em datas especiais da comunidade educativa, valorizando o comemorar, reviver,
festejar o que é importante para o sentido da vida comum. São realizados série
a série, adaptados às diversas faixas etárias, abrangendo o Ensino
Fundamental e o Ensino Médio.
Neste 2016, tivemos vários momentos como: o Dia Internacional da Mulher - Programação
especial com reflexão do papel da mulher na sociedade; Campanha da Fraternidade; Carnaval :Trabalhos
de arte popular: música, dança, cartazes, máscaras, fantasias e demais aspectos
da cultura carnavalesca; Dia do Bibliotecário - Mutirão de organização da biblioteca; Dia da Escola - Estudo do PPP da
Escola, integração família-escola; Dia
Mundial da Água; Paixão de Cristo - Momento de reflexão,
mensagens, cartões; Páscoa; Dia
Mundial do livro infantil - Roda de leitura; Dia de Monteiro Lobato e Dia Nacional do
Livro Infantil - Biografia do autor e destaque para seus personagens,
exploração da obra, exposição de livros, dramatizações; Dia do Índio - Estudos sobre a cultura indígena, confecção e
exposição de objetos; Dia de Tiradentes
- Reflexão sobre a Inconfidência e a Democracia e o papel dos
mártires na sociedade/ contextualizados por textos e cenas da cultura
brasileira; Descobrimento
do Brasil e Dia Mundial da TERRA - Leitura e
estudo da carta de Caminha, Exposição Brasil ontem e hoje
(Transformações); Cartazes sugestivos com as Mudança climática
e valorização da Terra, Divulgação da CARTA DA TERRA através de folders,
vídeos, etc. Dia Mundial do Trabalho - Feira
das profissões; Dia da Abolição da
Escravatura - Palestra sobre o valor da liberdade; Dia das Crianças - Atividades Lúdicas,
Estudo do ECA, filmes, torneios, brindes, etc. Dia do Professor - Montagem de painéis com mensagens aos
professores, paródias e poemas elaborados pelos alunos, brindes, etc.
5.1 Momento Cívico na escola: a construção do
civismo
A Escola Estadual Professora Yolanda Martins (EEPYM) em sintonia com a
Lei nº 12.031/09, que torna obrigatória a execução do Hino Nacional nas
escolas, planeja semanalmente em cada segmento o Momento Cívico. Os professores
conscientizam os alunos sobre a postura diante do Hino Nacional e a importância
de respeitá-lo como um símbolo da pátria e a valorização do país. Na
oportunidade, faz-se uma reflexão sobre o momento político e social brasileiro,
com ênfase no exercício da cidadania e no respeito à liberdade de expressão. A
finalidade educativa ministrada pela escola inspirada nos princípios da
liberdade e nos ideais da solidariedade humana, visa o pleno desenvolvimento da
pessoa e o preparo para o exercício da cidadania. Entende-se que esta é uma
forma de resgatar os valores cívicos e fazer com que os alunos se tornem
cidadãos conscientes do seu papel na sociedade. O civismo é uma atitude que se aprende
comportamento que se desenvolve e é parte do ato de educar.
5.2 Projeto de Ética e Cidadania
A função da Escola Estadual Professora Yolanda Martins (EEPYM) é
preparar os estudantes com habilidades e competências para atuarem na sociedade
com ética e nela provocarem melhorias. O Projeto, Ética e Cidadania é um
convite às reflexões quanto às relações pessoais dos alunos do ensino médio e
pressupõe princípios de respeito mútuo, justiça e solidariedade. A proposta
oportuniza o diálogo para construção da consciência ética e formação da
cidadania. Ao propor atividades que ajudem o aluno a pensar sobre a sua conduta
há uma intencionalidade educativa e responsável, com um enfoque atual e
inovador. Num cenário de incertezas e inquietações constantes o desafio é
desenvolver as novas competências necessárias para esta sociedade, que muitas
vezes despreza os princípios e valores que fundamentam uma sociedade justa.
Trabalhar a ética é fundamental para a formação do indivíduo e uma fonte de
preparação para o projeto de vida de cada um. O texto base utilizado para
auxiliar nas atividades é o da Campanha da Fraternidade que reflete a dimensão
da vida em sociedade, que se baseia na convivência coletiva, com leis e normas
de condutas, organizada por critérios e, principalmente, com entidades que
“cuidam do bem-estar daqueles que convivem”.
5.3 Projeto de Vida
Pensar no futuro e fazer planos são aspectos
naturais para muitas pessoas, porém, organizar-se para sua realização é um
desafio. Um Projeto de Vida é um plano para que a pessoa possa visualizar
melhor a direção que deve seguir para alcançar seus objetivos. O estudante
necessita saber claramente quais são seus objetivos e metas e, precisa ter em
mente quais são os valores mais importantes em sua vida, pois são eles que
direcionam os caminhos. Se as metas não estiverem de acordo com esses valores,
dificilmente a pessoa estará satisfeita com o que está fazendo. Mesmo
alcançando as metas, se ela não estiver em harmonia com o que realmente o seu
coração pede, sentirá um vazio interior.
O estímulo à reflexão e o desenvolvimento do espírito crítico propostos
neste projeto apoiam-se em uma abordagem incentivadora à utilização de ferramentas
que a própria pessoa possui e se tornam palpáveis a partir da de um
aprofundamento do autoconhecimento. Dessa forma, os jovens poderão ampliar suas
investigações considerando a influência das diversas áreas da vida em suas
escolhas, seja no contexto da própria intimidade, nas relações familiares e
amizades, até às questões relacionadas à carreira profissional, finanças e
empreendedorismo.
5.4 Projeto Orientação Profissional em Questão
O Ensino Médio é momento decisivo para novos
desafios, crença em novos valores, projetos de vida, atitudes. E essa
transformação é que prepara o jovem para assumir a responsabilidade da vida
adulta. Fazer uma escolha equilibrada na carreira profissional exige empenho,
busca e perseverança. Este também é um período de muitas incertezas e cobranças
e é imprescindível acompanhamento e informação para que a escolha seja
adequada. As novas referências e uma visão mais ampla do mercado de trabalho
possibilitarão um confronto sadio com velhas crenças adquiridas anteriormente
no contexto da família, da comunidade onde vive no grupo de amigos. As
reflexões mediadas pelos educadores preparam o jovem para dar um passo
importante em sua vida: a escolha da profissão. Sugere-se que esta escolha seja
feita de forma consciente para permitir que o jovem alcance a sua realização
pessoal.
5.5 Projetos Pequenos Gestos - Solidariedade
Desenvolver gestos de solidariedade, agradecer o outro e saber ouvir é
uma missão educacional do Colégio Salesiano. É responsabilidade social
desenvolver a ternura que acolhe todas as pessoas, que respeita o diferente,
que revela o caminho da fraternidade. Ao Incentivar a prática de pequenos
gestos de solidariedade que podem ensinar a partilhar e ser solidário cria-se
um ambiente de alegria e amor fraterno. A proposta da Educação Religiosa cria
possibilidades para que se formem pessoas mais humanas, para que sejam capazes
de mudar e transformar a sociedade fundada na liberdade, na justiça e na
solidariedade. O projeto prevê recursos pedagógicos diversos que pressupõem o
poder da ação. A partir de atividades propostas pelo educador, outras poderão
ser sugeridas pelos alunos que desta forma serão os protagonistas de gestos de
solidariedade.
5.6 PROJETO
ANUAL 2016 "CAMINHOS DO AMOR"
O objetivo geral
deste projeto é que possamos desenvolver em nossos alunos o respeito e o
reconhecimento dos direitos sociais, culturais, políticos, religiosos e outros
inerentes á natureza das pessoas.
Aspectos da natureza
de todas as pessoas, pelo simples fato de serem unicamente pessoas.
Pessoas iguais, embora
possam ser diferentes na aparência física e ou social.
5.7 O
PROJETO 2016 “A PAZ”
Desejamos estabelecer
a cultura de paz diariamente desenvolvendo a tolerância, a mediação, a
convivência respeitosa, a criatividade dos alunos e a determinação realizada
por meio de ações multiplicadoras e da consolidação de valores que priorizem o
bem comum e o interesse coletivo. As vivências a serem proporcionadas pelo
projeto serão geradoras de aprendizagens com repercussão multiplicadora e
permanente na vida desses alunos. A proposição do trabalho – ao focalizar as
dimensões do social do corpo, da fantasia, da imaginação e da cognição de forma
integrada – permite que essas sejam catalisadoras de energia criativa a favor
de uma cultura de paz em ação, na qual os vínculos de coletividade e interesses
comuns sejam fortalecidos. A meta fundamental é que a cultura de paz tenha
impacto subjetivo em cada aluno, alterando valores que consolidem a priorização
do bem comum e do interesse coletivo.
5.8 O
PROJETO 2016 “O PLANETA É NOSSA RESPONSABILIDADE”
Vivenciando para
modificar atitudes e práticas pessoais, adotando a ética de se viver
sustentavelmente no planeta Terra. A escola entende que a educação ambiental é
um grande passo para se alcançar um futuro sustentável permitindo, dessa forma,
que alunos adquiram consciência, conhecimentos e habilidades necessárias à melhoria
de sua qualidade de vida.
Vivenciando para
desenvolver a conscientização dos alunos acerca do direito à saúde e
capacitando os para a utilização de medidas práticas de promoção, proteção e
recuperação da saúde ao seu alcance. Dessa forma, a escola, enquanto espaço de
transformação e promoção do ser humano na sua integralidade, estimula o aluno
para o exercício da cidadania, compreendendo a motivação e a capacitação para o
autocuidado, assim como a compreensão da saúde como direito e responsabilidade
pessoal e social.
5.9 O
PROJETO 2006 “APARANDO AS DIFERENÇAS”
Vivenciando para
articular estratégias pedagógicas de combate às diferentes formas de
discriminação, valorizando a diversidade étnicoracial e cultural presente em
nosso país. Assim sendo, a escola, enquanto espaço de transformação e promoção
do ser humano na sua integridade, visa a estimular a formação de valores,
hábitos e comportamentos que respeitem as diferenças e favoreçam posturas que
eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnicoracial.
5.10 O PROJETO 2016 “LIXO NOSSO DO DIA A DIA”
Abordou a questão
ambiental como fio condutor de uma conscientização ecológica, trabalhando em
sala de aula assuntos como: produção de lixo, reciclagem, consumo responsável,
reutilização de materiais e todos os outros temas daí decorrentes. A nossa
intenção foi conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da
preservação do meio ambiente, promovendo assim, uma melhor qualidade de vida.
5.11 O PROJETO 2016 “OFICINA DA PAZ”
Vivenciando para
fornecer aos alunos um instrumento básico à elaboração de uma reflexão sobre o
mundo e sobre si mesmo, de forma a possibilitar-lhes a conquista de uma
autonomia crescente no seu pensar e agir. Por meio do reconhecimento e da
valorização da existência humana, o aluno passa a fazer suas escolhas de forma
positiva, canalizando suas energias para a consolidação de uma cultura de paz.
5.12 O PROJETO 2016 “A CAMPANHA CORES DA PAZ”
Vivenciada para
promover a construção de uma corrente multicultural impulsionadora da tão
almejada consciência planetária, tendo como objetivo estimular a criatividade
de nossos alunos, formando valores e atitudes que favoreçam a paz e
solidariedade entre as pessoas, levando em consideração a simbologia das cores.
5.13 O PROJETO 2016 “BRINCAR DE VIVER”
Através do quais
alunos, professores e a comunidade discutiram a temática da sustentabilidade.
Um tema portador de um projeto social global e capaz de reeducar nosso olhar e
todos os sentidos, capaz de reacender a esperança em um futuro possível, com
dignidade, para todos. Seu principal objetivo foi formar indivíduos com uma
visão mais humana e a consolidação de uma cultura de paz possibilitou o resgate
dos valores humanos, éticos e solidários.
5.14 O PROJETO 2016 “ÁGORA É A HORA”
Sendo uma experiência
portadora de valores referendados pela Carta da Terra e, principalmente pela
Ecopedagogia. Fazendo da escola um espaço de debates e integração de ações
democráticas que estabeleceram compromissos éticos em favor da preservação da
natureza e consolidação de uma cultura de paz. A principal preocupação foi
desenvolver e estimular nos alunos o sentimento de preservação do nosso planeta
e a responsabilidade com as gerações futuras.
5.15 PROJETO VISITA À CIDADE CORDISBURGO –
MINAS GERAIS
A aplicabilidade desse projeto se torna
essencial pela sua relevância histórica, geográfica, política, social e
cultural, possui a finalidade de aumentar o raciocínio crítico e o dever de
proteção. Neste projeto pretendeu- se conhecer, analisar, refletir e
compreender historicamente a origem da Gruta e do Museu Guimarães Rosa, sua
história em todos os seus aspectos internos e externos, além de seu aspecto
geográfico e cultural.
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