domingo, 23 de outubro de 2016

Visão Geral dos Projetos/2016 - Escola Estadual Professora Yolanda Martins


YOLANDA TRABALHANDO COM PROJETOS

A Escola Estadual Professora Yolanda Martins (EEPYM), tem sua prática educacional baseada na pedagogia de projetos, o que proporciona aos educandos uma formação comprometida com valores humanísticos, através de ações organizadas, favorecemos a construção de uma aprendizagem significativa. Os projetos trabalhados a cada ano apresentam temas pertinentes às demandas do mundo atual e refletem uma concepção de conhecimento comprometida com a produção coletiva, na qual a experiência vivida e a produção cultural se entrelaçam, dando significado às aprendizagens construídas. Cada núcleo da escola trabalha com um subtema específico interligado ao tema central. Os trabalhos consolidados se baseiam na interdisciplinaridade, abrindo o olhar para um mundo mais humano.

1.    BIBLIOTECA VIVA: PLANTANDO LEITURA, COLHENDO CIDADÃOS.
O projeto Biblioteca Ativa, pelo próprio nome, tem o propósito de ativar a biblioteca, bem como cativar sua clientela, de forma natural, através da dinamização de seu ambiente. Compõe-se de vários subprojetos de natureza diversificada, com propósito pedagógico de desenvolvimento de ações específicas, direcionadas a um público alvo, que cativado, atraído para este ambiente dinâmico, passa a ver e a interagir com um mundo de informação de forma crítica e ativa. A partir de ações aparentemente isoladas, com características próprias, mas sinérgicas para o desempenho da função de nossa biblioteca no contexto escolar, buscamos atingir este propósito.

2.    PROJETO LEITURA & INTERPRETAÇÃO EM AÇÃO YOLANDA/2016
O Projeto em questão com objetivo de oferecer aos professores que atuam neste projeto um suporte para auxiliá-los na sua tarefa cotidiana na sala de aula. Este projeto explicita os conteúdos básicos que os alunos devem aprender no período de escolaridade e configura-se como uma proposta flexível a ser enriquecida com o indispensável saber do professor.
O mesmo se encontra dividido por área de conhecimento e ano de escolaridade e sintetiza as habilidades e competências indispensáveis de serem construídos pelos alunos para conclusão do Ensino Fundamental, Médio e continuidade de seus estudos, considerando os anos de distorção idade/ano de escolaridade e a necessidade de acelerar a aprendizagem para recuperar o tempo perdido.

O tratamento por áreas e por conteúdos define o corpo dos conhecimentos e o objeto da aprendizagem, favorecendo aos alunos a construção de representações sobre o que estudam e permitindo que os professores possam se situar dentro de um conjunto definido de conteúdos que pretendam que os alunos aprendam.

Em sua operacionalização devem-se propiciar oportunidades de integração entre as disciplinas relacionando o conhecimento de modo significativo e contextualizado, tendo–se em vista a adequação às peculiaridades e considerando-se tanto as características sociais, culturais e econômicas, como também a formação de valores e atitudes.

Essa iniciativa busca superar algumas dificuldades detectadas nas avaliações e retrata o interesse em desenvolver uma educação que busque sanar as lacunas da aprendizagem e melhorar o desempenho dos alunos que apresentam distorção idade/ano de escolaridade. Portanto, este não é um projeto fechado já que deverá ser complementado e enriquecido com a experiência dos educadores.

A adaptação em novo ambiente escolar é um processo de extrema necessidade para os alunos, assim como integrar-se a um mundo novo, cheio de novidades, com um professor para cada matéria, novos colegas, horário de aulas, etc.

O conhecimento é construído a partir da ação do indivíduo no meio físico e social e da sua interação com o objeto de conhecimento, portanto, a linguagem oral é de fundamental importância nesse processo.

Este projeto visa também, propiciar o uso concreto da linguagem oral, promovendo situações em que os alunos sejam levados a usar, de fato, a sua fala, adaptando o seu discurso à situação apresentada, ou seja, desinibir o aluno, não deixando de valorizar os seus conhecimentos prévios, proporcionando-lhes uma troca enriquecedora de experiências.

Dessa forma, estaremos trabalhando também os valores de cidadania, incutindo nos alunos o respeito pelo outro, pelas diferenças socioculturais.

Estimular a ler passa também pela ação de despertar o gosto pela leitura que proporciona acesso ao conhecimento produzido ou em produção.

O aluno, antes de qualquer coisa, deverá estar convencido das vantagens de saber ler e poder ler. Assim, este projeto visa construir uma representação positiva da leitura e dos poderes que ela confere ao cidadão. Ele é subdividido em - Projeto/ Jornal;
- Projeto na Ponta da Língua;
- Projeto/Tiragens;
- Inserção digital dos alunos – Cursos (online) diversificados oferecidos pelo MEC: www.inclusaodigital.mg.gov.br;
E é específico para todo o Ensino básico da E.E.P.Y.M.

3.    Descentralizando o Acesso

 O Descentralizando o Acesso é um projeto educativo do Instituto Inhotim, que oferece ao educador da rede pública um contato abrangente com a arte. Por meio de encontros de formação, visitas com alunos e atividades dentro e fora do Inhotim, educadores e estudantes se tornam protagonistas na realização de práticas educativas em sala de aula.

4.    
         PROJETO: YOLANDA MARTINS NAS OLIMPÍADAS
Tema capaz de gerar dezenas de oportunidades para darmos aulas mais atraentes, proporcionando assim uma maior participação do aluno.

A prática esportiva é estimulante e uma ótima terapia. Portanto, cabe a todo corpo docente, direcionar nossos discentes a uma prática desportiva que venha a favorecer uma melhoria na qualidade de vida, bem como despertar interesses pelo conhecimento de outras culturas, países e nações. O espírito olímpico deve permear e invadir as mentes e corações dos nossos alunos, tornando-os mais sensíveis às diferenças culturais, bem como os tornando mais solidários e fraternos. 

5.    PROJETOS MOMENTOS CÍVICOS_YOLANDA MARTINS 2016
MOMENTOS CÍVICOS E HISTÓRICOS (TODOS CELEBRATIVOS): Acontecem em datas especiais da comunidade educativa, valorizando o comemorar, reviver, festejar o que é importante para o sentido da vida comum. São realizados série a série, adaptados às diversas faixas etárias,  abrangendo o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
Neste 2016,  tivemos vários momentos como: o Dia Internacional da Mulher - Programação especial com reflexão do papel da mulher na sociedade; Campanha da Fraternidade; Carnaval :Trabalhos de arte popular: música, dança, cartazes, máscaras, fantasias e demais aspectos da cultura carnavalesca; Dia do Bibliotecário - Mutirão de organização da biblioteca; Dia da Escola - Estudo do PPP da Escola, integração família-escola; Dia Mundial da Água; Paixão de Cristo -  Momento de reflexão, mensagens, cartões; Páscoa; Dia Mundial do livro infantil -  Roda de leitura; Dia de Monteiro Lobato e Dia Nacional do Livro Infantil - Biografia do autor e destaque para seus personagens, exploração da obra, exposição de livros, dramatizações; Dia do Índio -  Estudos sobre a cultura indígena, confecção e exposição de objetos; Dia de Tiradentes -  Reflexão sobre a Inconfidência e a Democracia e o papel dos mártires na sociedade/ contextualizados por textos e cenas da cultura brasileira; Descobrimento do Brasil e Dia Mundial da TERRA -  Leitura e estudo da carta de Caminha, Exposição Brasil ontem e hoje (Transformações); Cartazes sugestivos com as  Mudança climática e valorização da Terra, Divulgação da CARTA DA TERRA através de folders, vídeos, etc. Dia Mundial do Trabalho  - Feira das profissões; Dia da Abolição da Escravatura - Palestra sobre o valor da liberdade; Dia das Crianças - Atividades Lúdicas, Estudo do ECA, filmes, torneios, brindes, etc. Dia do Professor - Montagem de painéis com mensagens aos professores, paródias e poemas elaborados pelos alunos, brindes, etc.

5.1  Momento Cívico na escola: a construção do civismo
A Escola Estadual Professora Yolanda Martins (EEPYM) em sintonia com a Lei nº 12.031/09, que torna obrigatória a execução do Hino Nacional nas escolas, planeja semanalmente em cada segmento o Momento Cívico. Os professores conscientizam os alunos sobre a postura diante do Hino Nacional e a importância de respeitá-lo como um símbolo da pátria e a valorização do país. Na oportunidade, faz-se uma reflexão sobre o momento político e social brasileiro, com ênfase no exercício da cidadania e no respeito à liberdade de expressão. A finalidade educativa ministrada pela escola inspirada nos princípios da liberdade e nos ideais da solidariedade humana, visa o pleno desenvolvimento da pessoa e o preparo para o exercício da cidadania. Entende-se que esta é uma forma de resgatar os valores cívicos e fazer com que os alunos se tornem cidadãos conscientes do seu papel na sociedade. O civismo é uma atitude que se aprende comportamento que se desenvolve e é parte do ato de educar.
5.2  Projeto de Ética e Cidadania
A função da Escola Estadual Professora Yolanda Martins (EEPYM) é preparar os estudantes com habilidades e competências para atuarem na sociedade com ética e nela provocarem melhorias. O Projeto, Ética e Cidadania é um convite às reflexões quanto às relações pessoais dos alunos do ensino médio e pressupõe princípios de respeito mútuo, justiça e solidariedade. A proposta oportuniza o diálogo para construção da consciência ética e formação da cidadania. Ao propor atividades que ajudem o aluno a pensar sobre a sua conduta há uma intencionalidade educativa e responsável, com um enfoque atual e inovador. Num cenário de incertezas e inquietações constantes o desafio é desenvolver as novas competências necessárias para esta sociedade, que muitas vezes despreza os princípios e valores que fundamentam uma sociedade justa. Trabalhar a ética é fundamental para a formação do indivíduo e uma fonte de preparação para o projeto de vida de cada um. O texto base utilizado para auxiliar nas atividades é o da Campanha da Fraternidade que reflete a dimensão da vida em sociedade, que se baseia na convivência coletiva, com leis e normas de condutas, organizada por critérios e, principalmente, com entidades que “cuidam do bem-estar daqueles que convivem”.
5.3  Projeto de Vida
Pensar no futuro e fazer planos são aspectos naturais para muitas pessoas, porém, organizar-se para sua realização é um desafio. Um Projeto de Vida é um plano para que a pessoa possa visualizar melhor a direção que deve seguir para alcançar seus objetivos. O estudante necessita saber claramente quais são seus objetivos e metas e, precisa ter em mente quais são os valores mais importantes em sua vida, pois são eles que direcionam os caminhos. Se as metas não estiverem de acordo com esses valores, dificilmente a pessoa estará satisfeita com o que está fazendo. Mesmo alcançando as metas, se ela não estiver em harmonia com o que realmente o seu coração pede, sentirá um vazio interior.
O estímulo à reflexão e o desenvolvimento do espírito crítico propostos neste projeto apoiam-se em uma abordagem incentivadora à utilização de ferramentas que a própria pessoa possui e se tornam palpáveis a partir da de um aprofundamento do autoconhecimento. Dessa forma, os jovens poderão ampliar suas investigações considerando a influência das diversas áreas da vida em suas escolhas, seja no contexto da própria intimidade, nas relações familiares e amizades, até às questões relacionadas à carreira profissional, finanças e empreendedorismo.

5.4  Projeto Orientação Profissional em Questão
O Ensino Médio é momento decisivo para novos desafios, crença em novos valores, projetos de vida, atitudes. E essa transformação é que prepara o jovem para assumir a responsabilidade da vida adulta. Fazer uma escolha equilibrada na carreira profissional exige empenho, busca e perseverança. Este também é um período de muitas incertezas e cobranças e é imprescindível acompanhamento e informação para que a escolha seja adequada. As novas referências e uma visão mais ampla do mercado de trabalho possibilitarão um confronto sadio com velhas crenças adquiridas anteriormente no contexto da família, da comunidade onde vive no grupo de amigos. As reflexões mediadas pelos educadores preparam o jovem para dar um passo importante em sua vida: a escolha da profissão. Sugere-se que esta escolha seja feita de forma consciente para permitir que o jovem alcance a sua realização pessoal.
5.5  Projetos Pequenos Gestos - Solidariedade
Desenvolver gestos de solidariedade, agradecer o outro e saber ouvir é uma missão educacional do Colégio Salesiano. É responsabilidade social desenvolver a ternura que acolhe todas as pessoas, que respeita o diferente, que revela o caminho da fraternidade. Ao Incentivar a prática de pequenos gestos de solidariedade que podem ensinar a partilhar e ser solidário cria-se um ambiente de alegria e amor fraterno. A proposta da Educação Religiosa cria possibilidades para que se formem pessoas mais humanas, para que sejam capazes de mudar e transformar a sociedade fundada na liberdade, na justiça e na solidariedade. O projeto prevê recursos pedagógicos diversos que pressupõem o poder da ação. A partir de atividades propostas pelo educador, outras poderão ser sugeridas pelos alunos que desta forma serão os protagonistas de gestos de solidariedade.

5.6  PROJETO ANUAL 2016 "CAMINHOS DO AMOR"
O objetivo geral deste projeto é que possamos desenvolver em nossos alunos o respeito e o reconhecimento dos direitos sociais, culturais, políticos, religiosos e outros inerentes á natureza das pessoas.
Aspectos da natureza de todas as pessoas, pelo simples fato de serem unicamente pessoas.
Pessoas iguais, embora possam ser diferentes na aparência física e ou social.

5.7  O PROJETO 2016 “A PAZ”
Desejamos estabelecer a cultura de paz diariamente desenvolvendo a tolerância, a mediação, a convivência respeitosa, a criatividade dos alunos e a determinação realizada por meio de ações multiplicadoras e da consolidação de valores que priorizem o bem comum e o interesse coletivo. As vivências a serem proporcionadas pelo projeto serão geradoras de aprendizagens com repercussão multiplicadora e permanente na vida desses alunos. A proposição do trabalho – ao focalizar as dimensões do social do corpo, da fantasia, da imaginação e da cognição de forma integrada – permite que essas sejam catalisadoras de energia criativa a favor de uma cultura de paz em ação, na qual os vínculos de coletividade e interesses comuns sejam fortalecidos. A meta fundamental é que a cultura de paz tenha impacto subjetivo em cada aluno, alterando valores que consolidem a priorização do bem comum e do interesse coletivo.

5.8  O PROJETO 2016 “O PLANETA É NOSSA RESPONSABILIDADE”
Vivenciando para modificar atitudes e práticas pessoais, adotando a ética de se viver sustentavelmente no planeta Terra. A escola entende que a educação ambiental é um grande passo para se alcançar um futuro sustentável permitindo, dessa forma, que alunos adquiram consciência, conhecimentos e habilidades necessárias à melhoria de sua qualidade de vida.

Vivenciando para desenvolver a conscientização dos alunos acerca do direito à saúde e capacitando os para a utilização de medidas práticas de promoção, proteção e recuperação da saúde ao seu alcance. Dessa forma, a escola, enquanto espaço de transformação e promoção do ser humano na sua integralidade, estimula o aluno para o exercício da cidadania, compreendendo a motivação e a capacitação para o autocuidado, assim como a compreensão da saúde como direito e responsabilidade pessoal e social.

5.9  O PROJETO 2006 “APARANDO AS DIFERENÇAS”
Vivenciando para articular estratégias pedagógicas de combate às diferentes formas de discriminação, valorizando a diversidade étnicoracial e cultural presente em nosso país. Assim sendo, a escola, enquanto espaço de transformação e promoção do ser humano na sua integridade, visa a estimular a formação de valores, hábitos e comportamentos que respeitem as diferenças e favoreçam posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnicoracial.

5.10     O PROJETO 2016 “LIXO NOSSO DO DIA A DIA”
Abordou a questão ambiental como fio condutor de uma conscientização ecológica, trabalhando em sala de aula assuntos como: produção de lixo, reciclagem, consumo responsável, reutilização de materiais e todos os outros temas daí decorrentes. A nossa intenção foi conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da preservação do meio ambiente, promovendo assim, uma melhor qualidade de vida.

5.11     O PROJETO 2016 “OFICINA DA PAZ”
Vivenciando para fornecer aos alunos um instrumento básico à elaboração de uma reflexão sobre o mundo e sobre si mesmo, de forma a possibilitar-lhes a conquista de uma autonomia crescente no seu pensar e agir. Por meio do reconhecimento e da valorização da existência humana, o aluno passa a fazer suas escolhas de forma positiva, canalizando suas energias para a consolidação de uma cultura de paz.

5.12     O PROJETO 2016 “A CAMPANHA CORES DA PAZ”
Vivenciada para promover a construção de uma corrente multicultural impulsionadora da tão almejada consciência planetária, tendo como objetivo estimular a criatividade de nossos alunos, formando valores e atitudes que favoreçam a paz e solidariedade entre as pessoas, levando em consideração a simbologia das cores.

5.13     O PROJETO 2016 “BRINCAR DE VIVER”
Através do quais alunos, professores e a comunidade discutiram a temática da sustentabilidade. Um tema portador de um projeto social global e capaz de reeducar nosso olhar e todos os sentidos, capaz de reacender a esperança em um futuro possível, com dignidade, para todos. Seu principal objetivo foi formar indivíduos com uma visão mais humana e a consolidação de uma cultura de paz possibilitou o resgate dos valores humanos, éticos e solidários.

5.14     O PROJETO 2016 “ÁGORA É A HORA”
Sendo uma experiência portadora de valores referendados pela Carta da Terra e, principalmente pela Ecopedagogia. Fazendo da escola um espaço de debates e integração de ações democráticas que estabeleceram compromissos éticos em favor da preservação da natureza e consolidação de uma cultura de paz. A principal preocupação foi desenvolver e estimular nos alunos o sentimento de preservação do nosso planeta e a responsabilidade com as gerações futuras.
           5.15    PROJETO VISITA À CIDADE CORDISBURGO – MINAS GERAIS
A aplicabilidade desse projeto se torna essencial pela sua relevância histórica, geográfica, política, social e cultural, possui a finalidade de aumentar o raciocínio crítico e o dever de proteção. Neste projeto pretendeu- se conhecer, analisar, refletir e compreender historicamente a origem da Gruta e do Museu Guimarães Rosa, sua história em todos os seus aspectos internos e externos, além de seu aspecto geográfico e cultural. 


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