domingo, 23 de outubro de 2016

PROJETO LEITURA & INTERPRETAÇÃO EM AÇÃO YOLANDA/2016

  Resultado de imagem para leitura desenho tumblr     

PROJETO LEITURA & INTERPRETAÇÃO EM AÇÃO YOLANDA/2016


Resultado de imagem para leitura desenho tumblr

O Projeto em questão com objetivo de oferecer aos professores que atuam neste projeto um suporte para auxiliá-los na sua tarefa cotidiana na sala de aula. Este projeto explicita os conteúdos básicos que os alunos devem aprender no período de escolaridade e configura-se como uma proposta flexível a ser enriquecida com o indispensável saber do professor.
O mesmo se encontra dividido por área de conhecimento e ano de escolaridade e sintetiza as habilidades e competências indispensáveis de serem construídos pelos alunos para conclusão do Ensino Fundamental, Médio e continuidade de seus estudos, considerando os anos de distorção idade/ano de escolaridade e a necessidade de acelerar a aprendizagem para recuperar o tempo perdido.

O tratamento por áreas e por conteúdos define o corpo dos conhecimentos e o objeto da aprendizagem, favorecendo aos alunos a construção de representações sobre o que estudam e permitindo que os professores possam se situar dentro de um conjunto definido de conteúdos que pretendam que os alunos aprendam.

Em sua operacionalização devem-se propiciar oportunidades de integração entre as disciplinas relacionando o conhecimento de modo significativo e contextualizado, tendo–se em vista a adequação às peculiaridades e considerando-se tanto as características sociais, culturais e econômicas, como também a formação de valores e atitudes.

Essa iniciativa busca superar algumas dificuldades detectadas nas avaliações e retrata o interesse em desenvolver uma educação que busque sanar as lacunas da aprendizagem e melhorar o desempenho dos alunos que apresentam distorção idade/ano de escolaridade. Portanto, este não é um projeto fechado já que deverá ser complementado e enriquecido com a experiência dos educadores.

A adaptação em novo ambiente escolar é um processo de extrema necessidade para os alunos, assim como integrar-se a um mundo novo, cheio de novidades, com um professor para cada matéria, novos colegas, horário de aulas, etc.

O conhecimento é construído a partir da ação do indivíduo no meio físico e social e da sua interação com o objeto de conhecimento, portanto, a linguagem oral é de fundamental importância nesse processo.

Este projeto visa também, propiciar o uso concreto da linguagem oral, promovendo situações em que os alunos sejam levados a usar, de fato, a sua fala, adaptando o seu discurso à situação apresentada, ou seja, desinibir o aluno, não deixando de valorizar os seus conhecimentos prévios, proporcionando-lhes uma troca enriquecedora de experiências.

Dessa forma, estaremos trabalhando também os valores de cidadania, incutindo nos alunos o respeito pelo outro, pelas diferenças socioculturais.

Resultado de imagem para leitura desenho tumblrEstimular a ler passa também pela ação de despertar o gosto pela leitura que proporciona acesso ao conhecimento produzido ou em produção.

O aluno, antes de qualquer coisa, deverá estar convencido das vantagens de saber ler e poder ler. Assim, este projeto visa construir uma representação positiva da leitura e dos poderes que ela confere ao cidadão. Ele é subdividido em 
- Projeto/ Jornal;
- Projeto na Ponta da Língua;
- Projeto/Tiragens;
- Inserção digital dos alunos – Cursos (online) diversificados oferecidos pelo MEC: www.inclusaodigital.mg.gov.br;

E é específico para todo o Ensino básico da E.E.P.Y.M.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Facebook

Calendário

Postagens Populares

Seguidores

Total de visualizações