
PROJETO LEITURA & INTERPRETAÇÃO EM
AÇÃO YOLANDA/2016

O Projeto em questão com
objetivo de oferecer aos professores que atuam neste projeto um suporte para
auxiliá-los na sua tarefa cotidiana na sala de aula. Este projeto explicita os
conteúdos básicos que os alunos devem aprender no período de escolaridade e
configura-se como uma proposta flexível a ser enriquecida com o indispensável
saber do professor.
O mesmo se encontra
dividido por área de conhecimento e ano de escolaridade e sintetiza as
habilidades e competências indispensáveis de serem construídos pelos alunos
para conclusão do Ensino Fundamental, Médio e continuidade de seus estudos,
considerando os anos de distorção idade/ano de escolaridade e a necessidade de
acelerar a aprendizagem para recuperar o tempo perdido.
O tratamento por
áreas e por conteúdos define o corpo dos conhecimentos e o objeto da
aprendizagem, favorecendo aos alunos a construção de representações sobre o que
estudam e permitindo que os professores possam se situar dentro de um conjunto
definido de conteúdos que pretendam que os alunos aprendam.
Em sua
operacionalização devem-se propiciar oportunidades de integração entre as
disciplinas relacionando o conhecimento de modo significativo e
contextualizado, tendo–se em vista a adequação às peculiaridades e
considerando-se tanto as características sociais, culturais e econômicas, como
também a formação de valores e atitudes.
Essa iniciativa busca
superar algumas dificuldades detectadas nas avaliações e retrata o interesse em
desenvolver uma educação que busque sanar as lacunas da aprendizagem e melhorar
o desempenho dos alunos que apresentam distorção idade/ano de escolaridade.
Portanto, este não é um projeto fechado já que deverá ser complementado e
enriquecido com a experiência dos educadores.
A
adaptação em novo ambiente escolar é um processo de extrema necessidade para os
alunos, assim como integrar-se a um mundo novo, cheio de novidades, com um
professor para cada matéria, novos colegas, horário de aulas, etc.
O conhecimento é construído a partir da ação do indivíduo no meio físico e social e da sua interação com o objeto de conhecimento, portanto, a linguagem oral é de fundamental importância nesse processo.
Este projeto visa também, propiciar o uso concreto da linguagem oral, promovendo situações em que os alunos sejam levados a usar, de fato, a sua fala, adaptando o seu discurso à situação apresentada, ou seja, desinibir o aluno, não deixando de valorizar os seus conhecimentos prévios, proporcionando-lhes uma troca enriquecedora de experiências.
Dessa forma, estaremos trabalhando também os valores de cidadania, incutindo nos alunos o respeito pelo outro, pelas diferenças socioculturais.

O
aluno, antes de qualquer coisa, deverá estar convencido das vantagens de saber
ler e poder ler. Assim, este projeto visa construir uma representação positiva
da leitura e dos poderes que ela confere ao cidadão. Ele é subdividido em
-
Projeto/ Jornal;
-
Projeto na Ponta da Língua;
-
Projeto/Tiragens;
- Inserção digital dos alunos
– Cursos (online) diversificados oferecidos pelo MEC: www.inclusaodigital.mg.gov.br;
E é específico para todo
o Ensino básico da E.E.P.Y.M.
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